quarta-feira, 21 de abril de 2010

Vulcões...


Olá pessoal!


     Ontem um colega do 5º ano do Colégio Educar, o Lucas Rossi, trouxe uma reportagem do Diário Catarinense sobre o vulcão da Islândia, que tem dado vários prejuízos à Europa. Foi muito interessante discutirmos o assunto e relacionarmos ao que aprendemos em aula! Valeu Lucas! Gostei do interesse!

    Como prometi à turma, disse que ia postar no blog alguns materiais legais que tenho sobre vulcões. Então segue o primeiro:

(Texto retirado do site da revista Ciência Hoje das Crianças)


Vulcão na vizinhança! 
Muitas pessoas moram bem perto dessas montanhas temperamentais

     Você é capaz de imaginar um vulcão no quintal de sua casa? Pois saiba que, em algumas partes do mundo, muitas pessoas moram bem perto de vulcões. Por mais que pareça perigoso, isso pode ter algumas vantagens... Mas antes de começar essa história, é preciso saber que os vulcões, assim como as pessoas, são temperamentais: estão ora calmos, ora nervosos! Às vezes, eles levam dezenas ou centenas de anos para acordar e se tornarem ranzizas, mas, de repente... BUM!!!


      É, os vulcões podem ser barulhentos: são os explosivos, que jogam pedras e poeira muito alto, às vezes em quantidade tão grande que pode sufocar pessoas e animais. Mas também tem vulcão que explode pouco, assovia muito e expele lava, a rocha derretida que vai escorrendo como se fosse água e formando rios que, de tão quentes, destroem tudo por onde passam. O Havaí tem muitos desses vulcões!
       Na Itália, os famosos vulcões Vesúvio e Etna causaram enormes prejuízos e mataram muitas pessoas. Agora, o solo por onde a lava passou tornou-se tão fértil que produz as melhores uvas do mundo! Já na Islândia, pequeno país europeu com muitos vulcões, os engenheiros furam o solo, colocam canos e injetam água neles. A água em contato com as rochas quentes vira vapor, que sai por outros canos. Esse vapor é usado para acionar turbinas e gerar eletricidade, enquanto a água quente é usada nas casas das pessoas porque lá faz muito frio! 

      Que tal falar um pouco agora sobre os vulcões brasileiros? Calma! Não precisa ter medo! Os vulcões do Brasil não estão mais soltando fumaça, cuspindo pedras e escorrendo lavas. Suas atividades se encerraram há muitos milhões de anos, porque, com o passar do tempo, as rochas do nosso solo esfriaram. Outro fator que contribuiu para tirar nossos vulcões da ativa foi a erosão. As chuvas, os ventos e também o gelo foram desgastando as montanhas, fazendo com que elas ficassem cada vez mais baixas, até se tornarem superfícies planas. Os cientistas conseguem saber que esses vulcões existiram e de que tipo eles eram pelo estudo de pedaços de rochas e pelos fósseis de animais e plantas, que ficaram preservados. 

      Em 1979, por exemplo, foi descoberto um vulcão na serra de Madureira, no estado do Rio de Janeiro. As pesquisas mostraram que ele foi do tipo explosivo, porque em torno de seu conduto vulcânico - abertura de onde vem o material trazido de suas profundezas para a superfície - foram encontradas brechas vulcânicas, ou seja, fragmentos de rochas explodidas de tamanhos que variavam de um caroço de feijão a uma geladeira! Outros lugares do Rio de Janeiro apresentam rochas do mesmo tipo das encontradas em 1979, e os cientistas estão tentando descobrir se também existiram vulcões por lá. Sabia que já se descobriram pedacinhos de outros vulcões? Mas não espalha, é segredo!


 adaptado do artigo de Victor de Carvalho Klein
publicado originalmente em CHC 83.

4 comentários:

rafa disse...

tia tia ju é a rafa do 5 1 gostei muito das historia dos vulcoes é super legal beijos

Andressa disse...

PROFESSORA ENCONTREI O SEU BLOG NO GOOGLE E QUERIA SABER PQ EXISTEM PESSOAS AINDA MORANDO PERTO DE VULCOES ATIVOS


POR FAVOR ME RESPONDA

andressa_almeida1994@hot..

Anônimo disse...

Professora achei seu Blog demais...
O melhor Blog que ja entrei
Te Adoro Professora :D




Um Beijo Do Seu Aluno:

Alexander
Cidral
Estefano

Anônimo disse...

A esquesi prof


me add no msn


alex.cidral.estefano@hotmail.com