quarta-feira, 21 de abril de 2010

Mais um pouco sobre vulcões!


Mais uma postagem especial para os 5ºs anos e demais curiosos de plantão!

Olá pessoal!

       Fiquei empolgada para pesquisar sobre o tema vulcões!  Dessa vez procurei sobre uma das mais curiosas erupções vulcânicas de todos os tempos: a erupção de 24 de agosto de 79 dC do vulcão Vesúvio na Itália. Esse evento arrasou a cidade de Pompéia e a deixou debaixo de uma camada de 6 metros de lava e cinza durante mais de 1700 anos!  Até que alguns cientistas escavaram a região e encontraram praticamente intactas as construções da cidade e vejam só: até mesmo os corpos dos habitantes que morreram durante a erupção!

Abaixo, segue um texto que encontrei no site www.canalkids.com.br que fala um pouco mais sobre o assunto e depois do texto, um link para um vídeo que achei no youtube e conta sobre Pompéia e as curiosas figuras humanas achadas lá. Boa leitura!

Vulcões - Vesúvio

      Quem nunca teve uma espinha no rosto? Daquelas que doem e soltam uma coisa gosmenta? O planeta Terra também tem "espinhas" : os vulcões. Mas esses a gente não pode espremer! Os vulcões são montanhas que têm um buraco no topo. Esse buraco, chamado cratera, continua como um túnel longuíssimo até o interior da Terra.

      De vez em quando, acontece uma coisa incrível: os vulcões entram em erupção! Começam a expulsar o interior da terra para a superfície, como se estivessem cuspindo fogo. O material que sai de dentro dos vulcões chama-se lava, um rio de rocha derretida, muito quente e vermelha. 
      Um dos maiores vulcões da Terra chama-se Vesúvio. Ele tem 1267 metros de altura e fica na cidade de Nápoles, no sul da Itália. Sua última erupção aconteceu há pouco mais de 50 anos, em 1944, sem causar estragos. Mas há muito tempo, no ano 79 d.C., aconteceu uma tragédia. 



No comecinho da manhã, o Vesúvio acordou enfurecido e começou a cuspir lava. Um rio de fogo líquido começou a descer da montanha e chegou até a cidade dePompéia, nos arredores de Nápoles. Não havia o que fazer: a lava passou por cima de tudo que havia na frente e cobriu a cidade. As casas e as pessoas desapareceram debaixo da enxurrada de lava!
       A maioria das vítimas morreu por causa dos gases tóxicos do vulcão. Quando a lava esfriou, formou-se uma capa de barro e cinzas. Muitos anos mais tarde, em 1860, arqueólogos começaram a cavar o chão onde ficava Pompéia e descobriram que muita coisa ainda estava enterrada.
       Limparam tudo muito bem e foram surgindo ruínas de casas e templos, paredes com pinturas e até mesmo pessoas! Elas estavam petrificadas, como estátuas. Hoje é possível visitar Nápoles e as ruínas de Pompéia sem medo. O Vesúvio está calmo: voltou a ser uma simples montanha, como uma espinha cicatrizada. 



Vejam agora o vídeo sobre o Vesúvio no link abaixo:


http://www.youtube.com/watch#!v=JWBuN_wO0Ok&feature=fvw


Beijos,


Professora Ju

Um comentário:

Nadine disse...

Muito legal professora!
Te adoro
Bjs!