terça-feira, 23 de março de 2010

Revisão do conteúdo Características básicas dos seres vivos.

Oi gente! A pedidos de alguns alunos do 1º ano do Colégio Ideologia, segue abaixo um breve resumo dos principais assuntos da avaliação de recuperação. 
Para dar uma treinadinha no conteúdo, façam os exercícios da apostila. Para tirar dúvidas de vocÊs estarei amanhã (dia 24/03) online para conversarmos via MSN, a partir das 20:00horas.
Um beijo a todos e deixem um comentário, estou me sentindo tão abandonada.... hahaha

Revisão de Biologia

Classificação dos seres vivos:

·          Quanto ao tipo de célula:

- Procarionte: Procariontes, procariotas ou procariotos (grego transliterado: pro, anterior, antes + karyon, noz ou amêndoa - núcleo) são organismos unicelulares que não apresentam seu material genético delimitado por uma membrana. Estes seres não possuem nenhum tipo de compartimentalização interna por membranas, estando ausentes várias outras organelas, como as mitocôndrias, o Complexo de Golgi e o fuso mitótico. Esta definição engloba todos os organismos do Reino Monera.

- Eucarionte: seres com um núcleo celular rodeado por uma membrana (DNA compartimentado, conseqüentemente separado do citoplasma) e com vários organelas. Os eucariotas variam desde organismos unicelulares até gigantescos organismos multicelulares, nos quais as células se diferenciam e desempenham funções diversas, não sobrevivendo isoladamente.

·          Quanto à quantidade de células:

- Seres Unicelulares: chama-se unicelular ao microorganismo formado por uma única célula. "Uni" significa "um", uma unidade, portanto o termo unicelular significa uma só célula.

- Seres pluricelulares:  chama-se multicelular ou pluricelular a um organismo ou estrutura de um organismo formado por mais do que uma célula. Animais e plantas são multicelulares. No entanto há vários níveis de diferenciação entre as células destes organismos. Há seres vivosmulticelulares em que praticamente não há diferenciação entre células - como as esponjas - e outros com uma estrutura muito mais complexa, com o corpo diferenciado em tecidos e órgãos com funções específicas.

·          Quanto ao tipo de nutrição:

- Autótrofos: São os seres vivos que produzem seu próprio alimento a partir de processos como a fotossíntese e a quimiossíntese.

- Heterótrofos: São os seres vivos que para obterem energia e nutrientes precisam se alimentar de outros seres vivos.

Características básicas dos seres vivos:

Possuem células / são capazes de se reproduzir / reagem a estímulos ambientais / crescem / nutrem-se / estão sujeitos à evolução / apresentam movimento.

Classificação geral dos seres vivos:

Reino
Características
Exemplos
Monera
Unicelulares / Procariontes
Heterótrofas ou autótrofas
Bactérias e cianobactérias
Protista
Unicelulares ou pluricelulares
Eucariontes
Heterótrofos ou autótrofos
Protozoários e algas
Fungi
Unicelulares ou pluricelulares
Eucariontes
Heterótrofos
Leveduras, cogumelos e mofos
Plantae
Pluricelulares
Eucariontes
Autótrofos
Plantas
Animalia
Pluricelulares
Eucariontes
Heterótrofos
Animais

Vírus: seres vivos ou não?

Há grande debate na comunidade científica sobre se os vírus devem ser considerados seres vivos ou não, e esse debate é primariamente um resultado de diferentes percepções sobre o que vem a ser vida, em outras palavras, a definição de vida. Aqueles que defendem a idéia que os vírus não são vivos argumentam que organismos vivos devem possuir características como a habilidade de importar nutrientes e energia do ambiente, devem ter metabolismo (um conjunto de reações químicas altamente inter-relacionadas através das quais os seres vivos constroem e mantêm seus corpos, crescem e formam inúmeras outras tarefas, como locomoção, reprodução); organismos vivos também fazem parte de uma linhagem contínua, sendo necessariamente originados de seres semelhantes e, através da reprodução, gerar outros seres semelhantes (descendência ou prole), etc. Os vírus preenchem alguns desses critérios: são parte de linhagens contínuas, reproduzem-se e evoluem em resposta ao ambiente, através de variabilidade e seleção, como qualquer ser vivo. Porém vírus não são cultiváveis in vitro, ou seja, não se desenvolvem em meio de cultura contendo os nutrientes fundamentais à vida. Estes se multiplicam somente em tecidos ou células vivas, logo, os vírus não têm qualquer atividade metabólica quando fora da célula hospedeira. Portanto, sem as células nas quais se replicam, os vírus não existiriam. Além disso os vírus são muito simples e não possuem organização celular.

ÁGUA: importância para os organismos vivos:

- Os seres vivos tem em sua composição grande quantidade de água que varia de espécie para espécie e também de acordo com a atividade metabólica dos tecidos e com a idade do ser.
- É considerada o solvente universal, uma vez que dissolve muitas substâncias orgânicas e inorgânicas, facilitando o transporte dessas substâncias e algumas reações químicas.
- É importante lubrificante do nosso corpo, além disso, funciona como importante regulador térmico.

3 comentários:

Unknown disse...

Obrigada professora Ju, isso nos ajuda bastante! beijoos

Anônimo disse...

Valeu professora, seu texto ajudou mto meu filho a fazer trabalhos escolares.
Beroaldo Silva - Balsas/MA

Anônimo disse...

q bosta