quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Teatro de fantoches! (Parte 2 )

        Às vezes me acostumo a acordar mal humorada. Carrego por muitos dias o olhar quadrado e carregado de descrença. Às vezes ser professora desanima, cansa, desgasta. Mas em muitos outros dias me obrigo a deslocar esse meu olhar, sacudir a poeira e ver o lado bom da profissão. O maior lado, a melhor visão. E é nesses dias que vem as maiores recompensas... Quando você vê que seus alunos entenderam o recado, interiorizaram o que aprenderam. Melhor ainda é quando alguns vão além, querem espalhar o que  cultivaram durante nossos encontros e desencontros...
        A atividade do teatro, que postei há alguns dias, é um exemplo desses dias recompensadores na minha vida de professora. É como um novo fôlego, para construir outras realidades, tecer outros olhares.
        Gostaria de compartilhar aqui no meu blog esta experiência, postando o vídeo da atividade na qual meus alunos Amanada, Willian e Maria Eduarda produziram fantoches, criaram texto e música e construíram esse teatrinho, que me dá um grande orgulho.
         As imagens foram feitas por outro dos meu queridos estudantes, Rérisson, que gentilmente (e muito empolgado) gravou o teatrinho para que eu pudesse postar aqui no meu blog.

Descrição do vídeo:

Meias antigas, pedacinhos de papel e tecido, bolinhas de isopor, vontade de mudar o mundo e muita criatividade! São esses os ingredientes que meus queridos alunos Amanda, Willian e Maria juntaram para criar um pequeno espetáculo que fala sobre reciclagem e proteção do meio ambiente... Veja e imagine: ...Há muito tempo atrás, numa época distante, qundo o Sol brilhava para o mundo... 


http://www.youtube.com/watch?v=Eof0ruT9iyw 



Obs: Quem quiser ver "ao vivo" esse teatrinho, pode dar uma passadinha no Colégio Educar em Biguaçu para prestigiar nossa Feira Cultural.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Anorexia e Bulimia

Oi galera!

Essa postagem é especial para a Fabi e a Tutu do 8º ano matutino.

Usei estes vídeos na aula sobre padrões de beleza com os 5ºs anos, alguns são propagandas da marca de cosméticos Dove, outros são campanhas que divulgam o problema da anorexia e da bulimia. Espero que aproveitem!

Beijocas,

Professora Juju


Obs: Bom, amanhã eu posto mais! é que a internet aqui está lenta demais!

Aulas de Ciências com arte



A produção de resíduos é inerente à condição humana e inexorável. Por tal motivo, banalizamos o lixo produzido no nosso dia a dia. Mas a lata de lixo não faz mágicas! Os resíduos continuam existindo mesmo depois que o jogamos na lixeira. Assim, os restos de embalagens, alimentos e outras coisas das quais nos desfazemos tem se tornado um problema de proporções assustadoras, principalmente nas grandes cidades.
Pensando nisso, os estudantes dos sextos anos vivenciaram durante este bimestre nas minhas aulas todo o processo de produção do lixo, desde o consumo exagerado, passando pela produção dos resíduos nas nossas casas e chegando ao seu destino – inadequado na maioria das vezes. Para isso, foram utilizados textos de jornais, filmes como “Ilha das Flores” e a “História das Coisas”, assim como vários comerciais de ONG como Greenpeace e SOSMata Atlântica, além de diversas dinâmicas e discussões.
Para concluir o assunto, os estudantes foram estimulados a soltar a criatividade e montar um teatro usando os conhecimentos que adquiriram durante essas aulas. Os resultados foram incríveis! Alguns alunos, seguindo o que aprenderam, reaproveitaram materiais como meias velhas, garrafas PET e papéis usados para montar fantoches que, além de pedir um mundo melhor, cantavam e dançavam fazendo as crianças de outras turmas do Ensino Fundamental aprenderem se divertindo.
Bom, a idéia é aprender a construir um mundo melhor, certo? E porque não fazer de maneira divertida?
Veja abaixo algumas imagens das peças:

domingo, 13 de setembro de 2009

Fotografia na Feira Cultural!

Oi pessoal!

Sugeri em algumas salas dos 6ºs anos a montagem de um trabalho para a Feira Cultural com fotografia Pin - hole.
Quem estiver interessado(a) pode dar uma olhadinha no link abaixo:


Acho que seria super interessante pois mistura arte e ciências! Além disso, tem relação com o que aprendemos durante todo esse bimestre: a diminuição da produção de resíduos e o reaproveitamento de materiais.

Obs.: o vídeo é em inglês mas as imagens são bem explicativas.

Teatro de fantoches!

Oi pessoal!

Sei que para algumas turmas essa postagem fica meio atrasada mas, para quem quiser um passatempo... Está valendo!
Estão listados abaixo alguns links do Youtube que mostram como fazer fantoche com material reaproveitado. Espero que gostem!

http://www.youtube.com/watch?v=PkjqqPmrhfg (esse é para fazer uma estrelinha bem linda!)




É isso aí! Agora é só soltar a criatividade!

Um beijo! Profª Ju