quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Aulas de Ciências com arte



A produção de resíduos é inerente à condição humana e inexorável. Por tal motivo, banalizamos o lixo produzido no nosso dia a dia. Mas a lata de lixo não faz mágicas! Os resíduos continuam existindo mesmo depois que o jogamos na lixeira. Assim, os restos de embalagens, alimentos e outras coisas das quais nos desfazemos tem se tornado um problema de proporções assustadoras, principalmente nas grandes cidades.
Pensando nisso, os estudantes dos sextos anos vivenciaram durante este bimestre nas minhas aulas todo o processo de produção do lixo, desde o consumo exagerado, passando pela produção dos resíduos nas nossas casas e chegando ao seu destino – inadequado na maioria das vezes. Para isso, foram utilizados textos de jornais, filmes como “Ilha das Flores” e a “História das Coisas”, assim como vários comerciais de ONG como Greenpeace e SOSMata Atlântica, além de diversas dinâmicas e discussões.
Para concluir o assunto, os estudantes foram estimulados a soltar a criatividade e montar um teatro usando os conhecimentos que adquiriram durante essas aulas. Os resultados foram incríveis! Alguns alunos, seguindo o que aprenderam, reaproveitaram materiais como meias velhas, garrafas PET e papéis usados para montar fantoches que, além de pedir um mundo melhor, cantavam e dançavam fazendo as crianças de outras turmas do Ensino Fundamental aprenderem se divertindo.
Bom, a idéia é aprender a construir um mundo melhor, certo? E porque não fazer de maneira divertida?
Veja abaixo algumas imagens das peças:

3 comentários:

Unknown disse...

Oi... Achei a ideia muito boa. Sua narração sobre a experiência foi bem empolgada. TE AMO!

Ketolow disse...

AH , eu e a Sarah não estamos .-.
Silvia aqui.

Maria Eduarda Pacheco 5 ano 1 disse...

professora Juliana

Eu achei este trabalho muito divertido e engreçado e tambem muito bom feito

Parabéns para a professora e paras as turmas