quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia dos professores...

Quando fecho os olhos e tento me lembrar dos meus anos da escola, remonto os pátios cheios de crianças, as brincadeiras de elástico e pula corda, a poeira de giz que insistia em grudar nas nossas roupas, um ou outro amigo e principalmente dos professores inesquecíveis.
Não vou negar que era um tanto sapeca e que dei trabalho para alguns professores, mas via neles uma figura de respeito. De mestre mesmo, a quem eu devia adimirar e confiar . Nos meus anos de escola fui tão fã de alguns professores que a imagem deles acabou ficando grudada em mim e, como professora, acabo levando para minhas aulas um pouco do jeito de cada um desses que me foram especiais.
Quem nunca teve uma professorinha do primário que, tal qual a professora Helena da novelinha Carrossel, era querida por todos, como nosso porto seguro? Aquela que soprava os ralados nos joelhos, colocava "estrelinhas" no nosso caderno, contava histórias e dava broncas quase rindo... Sinto imensas saudades dessas primeiras "tias-mestras".
Tantos outros que passaram por minha vida e que tem um lugar especial na memória.... Alguns ensinram-me muito além do conteúdo, das funções de x, dos sujeitos indiretos,das mitocôndrias.... Esinaram-me a encarar a vida, a buscar meus sonhos, a ser correta e honesta. Muitas vezes, nem tinham essa intenção, mas acabavam sendo conselheiros, psicólogos e amigos.
Hoje, como professora, tento me espelhar em alguns dos mestres da minha vida. Nem sempre é fácil ser a professora-engraçada-divertida-amiga-conselheira, afinal como todo profissional (ou como todo ser humano) temos nossos dias de cansaço, de desânimo e impaciência. Por isso, querido aluno, não fique triste se algum dia não lhe dispensei a atenção necessária, fui injusta ou não dei "aquela aula" - talvez fosse apenas exaustão, nada a ver com você. Espero que um dia você possa lembrar de mim como a professora Ju, que te ensinou coisas legais e que te mostrou um mundo diferente, assim como eu me lembro de alguns professores queridos. Pois como tudo na vida, sei que no fim acabamos lembrando apenas das coisas boas com carinho. Meus professores mais queridos foram aqueles que também me deram um puxão de orelhas na hora certa e, hoje, sei que eles queriam apenas o meu bem. Lembre-se também, meu querido "pestinha" que a maior recompensa na profissão de professor é chegar ao fim do dia - depois do cansaço, da bagunça, dos trabalhos esquecidos - e saber que o esforço valeu a pena. Que fulano melhorou a nota, que ciclano progrediu com a sua ajuda, que a turma adorou sua aula...
Bom, desejo que todo professor tenha um cantinho especial na memória de seus aprendizes. Feliz dia dos professores para todos meus queridos mestres e colegas de profissão!

Fotografia da minha turma da 4ª série em um passeio de estudos e minha querida "tia" Sandra.

Um comentário:

Professora Juliana disse...

Olá professora!!!
Adorei seu blog... Vou colocá-lo entre os idicados por mim... Obrigada pela visita...
Aproveito a oportunidade para parabenizá-la por todos os seus dias de professora, já que a nossa é uma profissão de período integral.

Beijo grande!!! Sucesso!!!