terça-feira, 23 de março de 2010

Aquecimento global

Oi galera!
Essa é especial para o pessoal dos 5ºs anos do Colégio Educar!
Olha só que legal: hoje quando estava preparando a provinha de vocês, achei no site da Revista Ciência Hoje das Crianças esse videozinho super legal sobre o Aquecimento Global. Dêem uma olhada, isso pode ajudá-los a estudar para a prova! Amei esse vídeo é bem simples de entender e bem interessante!
Para ver é só clicar no link abaixo!

http://www.youtube.com/watch?v=Ul250RVtMrs

Outra coisa, visitem também o site da Revista Ciência Hoje das Crianças! É super legal.
Para visitar esse site cliquem no link abaixo:

http://chc.cienciahoje.uol.com.br

É isso! Um beijão para vocês!

Revisão do conteúdo Características básicas dos seres vivos.

Oi gente! A pedidos de alguns alunos do 1º ano do Colégio Ideologia, segue abaixo um breve resumo dos principais assuntos da avaliação de recuperação. 
Para dar uma treinadinha no conteúdo, façam os exercícios da apostila. Para tirar dúvidas de vocÊs estarei amanhã (dia 24/03) online para conversarmos via MSN, a partir das 20:00horas.
Um beijo a todos e deixem um comentário, estou me sentindo tão abandonada.... hahaha

Revisão de Biologia

Classificação dos seres vivos:

·          Quanto ao tipo de célula:

- Procarionte: Procariontes, procariotas ou procariotos (grego transliterado: pro, anterior, antes + karyon, noz ou amêndoa - núcleo) são organismos unicelulares que não apresentam seu material genético delimitado por uma membrana. Estes seres não possuem nenhum tipo de compartimentalização interna por membranas, estando ausentes várias outras organelas, como as mitocôndrias, o Complexo de Golgi e o fuso mitótico. Esta definição engloba todos os organismos do Reino Monera.

- Eucarionte: seres com um núcleo celular rodeado por uma membrana (DNA compartimentado, conseqüentemente separado do citoplasma) e com vários organelas. Os eucariotas variam desde organismos unicelulares até gigantescos organismos multicelulares, nos quais as células se diferenciam e desempenham funções diversas, não sobrevivendo isoladamente.

·          Quanto à quantidade de células:

- Seres Unicelulares: chama-se unicelular ao microorganismo formado por uma única célula. "Uni" significa "um", uma unidade, portanto o termo unicelular significa uma só célula.

- Seres pluricelulares:  chama-se multicelular ou pluricelular a um organismo ou estrutura de um organismo formado por mais do que uma célula. Animais e plantas são multicelulares. No entanto há vários níveis de diferenciação entre as células destes organismos. Há seres vivosmulticelulares em que praticamente não há diferenciação entre células - como as esponjas - e outros com uma estrutura muito mais complexa, com o corpo diferenciado em tecidos e órgãos com funções específicas.

·          Quanto ao tipo de nutrição:

- Autótrofos: São os seres vivos que produzem seu próprio alimento a partir de processos como a fotossíntese e a quimiossíntese.

- Heterótrofos: São os seres vivos que para obterem energia e nutrientes precisam se alimentar de outros seres vivos.

Características básicas dos seres vivos:

Possuem células / são capazes de se reproduzir / reagem a estímulos ambientais / crescem / nutrem-se / estão sujeitos à evolução / apresentam movimento.

Classificação geral dos seres vivos:

Reino
Características
Exemplos
Monera
Unicelulares / Procariontes
Heterótrofas ou autótrofas
Bactérias e cianobactérias
Protista
Unicelulares ou pluricelulares
Eucariontes
Heterótrofos ou autótrofos
Protozoários e algas
Fungi
Unicelulares ou pluricelulares
Eucariontes
Heterótrofos
Leveduras, cogumelos e mofos
Plantae
Pluricelulares
Eucariontes
Autótrofos
Plantas
Animalia
Pluricelulares
Eucariontes
Heterótrofos
Animais

Vírus: seres vivos ou não?

Há grande debate na comunidade científica sobre se os vírus devem ser considerados seres vivos ou não, e esse debate é primariamente um resultado de diferentes percepções sobre o que vem a ser vida, em outras palavras, a definição de vida. Aqueles que defendem a idéia que os vírus não são vivos argumentam que organismos vivos devem possuir características como a habilidade de importar nutrientes e energia do ambiente, devem ter metabolismo (um conjunto de reações químicas altamente inter-relacionadas através das quais os seres vivos constroem e mantêm seus corpos, crescem e formam inúmeras outras tarefas, como locomoção, reprodução); organismos vivos também fazem parte de uma linhagem contínua, sendo necessariamente originados de seres semelhantes e, através da reprodução, gerar outros seres semelhantes (descendência ou prole), etc. Os vírus preenchem alguns desses critérios: são parte de linhagens contínuas, reproduzem-se e evoluem em resposta ao ambiente, através de variabilidade e seleção, como qualquer ser vivo. Porém vírus não são cultiváveis in vitro, ou seja, não se desenvolvem em meio de cultura contendo os nutrientes fundamentais à vida. Estes se multiplicam somente em tecidos ou células vivas, logo, os vírus não têm qualquer atividade metabólica quando fora da célula hospedeira. Portanto, sem as células nas quais se replicam, os vírus não existiriam. Além disso os vírus são muito simples e não possuem organização celular.

ÁGUA: importância para os organismos vivos:

- Os seres vivos tem em sua composição grande quantidade de água que varia de espécie para espécie e também de acordo com a atividade metabólica dos tecidos e com a idade do ser.
- É considerada o solvente universal, uma vez que dissolve muitas substâncias orgânicas e inorgânicas, facilitando o transporte dessas substâncias e algumas reações químicas.
- É importante lubrificante do nosso corpo, além disso, funciona como importante regulador térmico.

domingo, 7 de março de 2010

CAVEMEN - Caminhando com os homens das cavernas.

Oi pessoal,

outra postagem especial para a galera do 8º ano do Ideologia e para quem mais estiver interessado.
Comentei na aula que havia um documentário muito interessante sobre os hominídeos chamado Cavemen, (produzido pela BBC) gostaria muito que vocês, mas não temos tempo hábil em aula para vê-lo. Então segue abaixo os links em ordem dos episódios no youtube. Quem não tiver paciência para esperar carregar, pode levar um cd virgem com nome na quinta feira para mim que eu gravo e entrego na outra semana. Aproveitem!
Beijos.

http://www.youtube.com/watch?v=teXIhT_JErs&feature=PlayList&p=66BA0C98B2264E5B&index=5


http://www.youtube.com/watch?v=exWjlwUO82w&feature=PlayList&p=66BA0C98B2264E5B&index=4

http://www.youtube.com/watch?v=AFuppSJfJaE&feature=PlayList&p=66BA0C98B2264E5B&index=2

http://www.youtube.com/watch?v=qh18t48ch8U&feature=PlayList&p=66BA0C98B2264E5B&index=0

http://www.youtube.com/watch?v=LkYg1z60s-M&feature=PlayList&p=66BA0C98B2264E5B&index=1

http://www.youtube.com/watch?v=AFuppSJfJaE&feature=PlayList&p=66BA0C98B2264E5B&index=2

Características básicas do ser humano.

Oi pessoal,
Essa postagem é especial para a galera do 8º ano do Colégio Ideologia. Desculpem a demora para fazer esta postagem, meus dias estão muito corridos... Segue então os textos e imagens contidos no Power Point da nossa primeira aula.

Características básicas dos seres humanos:



Quais são as principais características que permitiram ao ser humano habitar os mais diferentes locais do planeta e povoá-los?
Quais são as características comuns aos seres humanos?
Quais características aproximam o ser humano de outros animais?
De que maneira o ser humano interfere ao seu redor?
Quais as vantagens da vida em sociedade?
Imagem retirada do livro Radix de Ciências 8º ano.

Características dos seres humanos:

Bipedalismo e postura bípede:

O nosso esqueleto possui características que permitem o bipedalismo, como a pelve menor que de outros macacos,
(Comparação do esqueleto de Lucy e de um chimpanzé)


e a modificação na estrutura dos pés.

Cérebro maior

Comparação dos crânios de Australopithecus afarensis - Lucy, Homo erectus e Homo sapiens.

Infância prolongada em relação aos demais mamíferos.
* Diferentes hominídeos:
Alguns hominídeos.