domingo, 9 de março de 2008

As células tronco

Olá pessoal!
Na última semana, os diversos veículos de informação têm noticiado a polêmica gerada no Congresso Nacional que irá decidir se as pesquisas utilizando células tronco embrionárias serão permitidas ou não.
Mas, afinal, o que são células tronco? Para quê servem? Quais as promessas de tratamento?
Confiram abaixo uma matéria que saiu no DC desta última quinta.

O que são células-tronco embrionárias?


São células presentes nos embriões humanos capazes de se multiplicar e dar origem a qualquer um dos mais de 200 tipos de tecidos que formam o nosso corpo.

Por que elas são importantes?
Porque cientistas esperam aprender a controlar o processo de multiplicação dessas células a fim de injetá-las no corpo humano e substituir tecidos danificados por doenças ou traumas. Isso poderia fazer com que vítimas de lesões na coluna recuperassem os movimentos, ou tratar doenças como o diabetes e males degenerativos, como Parkinson, por exemplo.

Qual a diferença de uma célula-tronco embrionária para uma célula-tronco adulta?

Enquanto as células-tronco do embrião são capazes de dar origem a qualquer outro tipo de célula, as células-tronco adultas são mais limitadas em sua capacidade de diferenciação. Porém, novas pesquisas vêm avançando no sentido de dar a células adultas - como experiências com pele humana - capacidade semelhante à das células embrionárias.

Por que o uso de células-tronco embrionárias é polêmico?

Porque sua retirada implica a morte do embrião. Para algumas pessoas, o ser humano se caracteriza já no momento da concepção, o que faria com que um embrião fosse um ser vivo com direito à preservação de sua integridade. Para outras, são necessários a fixação e o desenvolvimento desse embrião no útero materno para que a vida humana seja caracterizada.

De onde vêm os embriões que teriam suas células retiradas?

São embriões que sobram de processos de fertilização in vitro com fins de reprodução. A Lei de Biossegurança brasileira, questionada judicialmente, admite que os exemplares congelados há mais de três anos ou inviáveis (incapazes de se desenvolver mesmo implantados no útero) sejam utilizados para fins científicos - desde que com autorização dos pais.

O que a lei de outros países diz sobre pesquisa com células-tronco embrionárias?

Não há um consenso. Na América Latina, fora o Brasil, somente o México tem lei admitindo essa prática. Os Estados Unidos permitem pesquisa somente com as 19 linhagens de células-tronco que já eram alvo de estudo quando sua lei foi aprovada. Na Europa, a Inglaterra permite até a criação de embriões por meio de clonagem e sua posterior destruição, mas a Itália proíbe o uso das células embrionárias, por exemplo.

O que vai acontecer

O pedido de vista da ação sobre a insconstitucionalidade da Lei de Biossegurança, feito pelo ministro Carlos Alberto Menezes Direito, adiou por tempo indeterminado o julgamento sobre as pesquisas com células-tronco embrionárias no Supremo Tribunal Federal (STF).

Resumindo....

O nosso corpo é formado por milhares de pequenas unidades, como os tijolos de uma casa, que são as células. Quando elas ainda são muito jovens, são capazes de se transformar em qualquer parte do nosso corpo. Por isso, os cientistas acham que é possível aproveitar as células de embriões para curar partes do nosso corpo atingidas por uma doença ou por um acidente. O embrião é um conjunto de células formado na primeira fase do desenvolvimento de uma pessoa.
Tem gente que entende que estas pequenas células não podem ser retiradas do embrião porque isto causa a morte dele - e o embrião é considerado por essas pessoas que são contrárias à pesquisa como um ser humano. Os cientistas que querem usar estas células (chamadas de células-tronco embrionárias) defendem que o embrião só se torna um ser humano de fato depois que se desenvolve na barriga da mãe.